Lares de Cura, um documentário de longa metragem dirigido por Daniel Mackler, narra o trabalho da Family Care Foundation em Gothenburg, Suécia – um programa que, nessa era de coquetéis de medicamentos e diagnósticos para a vida toda, ajuda pessoas a se recuperarem de psicose sem medicação.
A organização, apoiada em mais de vinte anos de experiência, coloca pessoas desenganadas pela psiquiatria tradicional em casas de famílias hospedeiras, predominantemente famílias que vivem em sítios no interior da Suécia, como o começo de uma jornada de vida totalmente nova.
As famílias hospedeiras são escolhidas não por nenhuma especialização psiquiátrica, mas—pelo contrário—por sua compaixão, estabilidade e desejo de retribuir. As pessoas vivem com essas famílias por mais de um ou dois anos e tornam-se parte de um sistema familiar funcional. Membros da equipe oferecem psicoterapia intensiva aos clientes e fornecem supervisão intensiva às famílias hospedeiras.
A Family Care Foundation evita o uso de diagnósticos, trabalha dentro de uma estrutura de empenho para ajudar as pessoas a suspenderem sua medicação psiquiátrica de maneira segura, e oferece todos seus serviços gratuitamente, no contexto do sistema público de saúde da Suécia.
Lares de Cura entrelaça entrevistas com clientes, famílias e membros da equipe para criar uma visão poderosa da recuperação sem remédios, e também uma crítica reveladora do paradigma médico da psiquiatria.
Este filme é totalmente legendado em 17 línguas.
OBS.: Decidi disponibilizar todos meus filmes no YouTube gratuitamente, pois quero compartilhá-los com o mundo. Um brinde à revolução na indústria da saúde mental!